10 CUIDADOS PARA COMPRAR OU VENDER CARRO NO PARTICULAR E NÃO CAIR EM GOLPE

10 CUIDADOS PARA COMPRAR OU VENDER CARRO NO PARTICULAR E NÃO CAIR EM GOLPE

10 CUIDADOS PARA COMPRAR OU VENDER CARRO NO PARTICULAR E NÃO CAIR EM GOLPE

Comprar ou vender carro no particular pode parecer, em um primeiro momento, algo um tanto quanto arriscado. Isto é, devido ao medo de golpes, muitos acabam ficando com o pé atrás quando o assunto é comprar ou vender carro no particular.

Contudo, por ser uma modalidade de venda que não necessita de intermediários e, consequentemente, possui menos burocracias e mais agilidade, a compra e venda no particular pode ser uma boa opção.

Mas para isso, alguns cuidados precisam ser tomados, e para ajudar você que pretender vender ou comprar carro seminovo no particular, a Fácil Financiamentos está aqui para ajudar.

Separamos 10 dicas, tanto para quem vai vender quanto para quem vai comprar carro usado no particular. Confira mais logo abaixo!

 

PARA QUEM VAI VENDER

 

ANUNCIE COM SEGURANÇA

Um dos melhores meios de vender carro no particular é fazer o anúncio do veículo em um site especializado. Dessa forma, você terá uma maior segurança com os possíveis compradores interessados em adquirir seu veículo.

 

NÃO ENTREGUE ANTES DO PAGAMENTO OU CONTRATO

Achou um comprador, acertou o preço e forma de pagamento? Excelente, mas não entregue o veículo antes do pagamento ou assinatura do contrato levado em cartório.

Grande parte dos golpes aplicados em que vende carro seminovo no particular é a entrega do veículo antes do pagamento.

 

NÃO PARCELE O VEÍCULO

Apesar de muitos compradores insistirem no parcelamento, fazer isso abre margem para que golpes sejam aplicados.

O melhor é recomendar que o comprador faça o financiamento junta a uma empresa especializada ou pegue um empréstimo no banco, já que as parcelas assumidas por ele serão um divida entre o comprador e o banco/financiadora e não você.

 

ENCONTROS APENAS EM LOCAIS PÚBLICOS

Temos aqui outro prato cheio para golpista: os encontros marcados em locais pouco movimentados ou desconhecidos.

Dessa forma, para evitar cair em uma verdadeira cilada, marque todos os encontros com possíveis compradores em locais públicos e movimentados.

 

INFORME O HISTÓRICO DO VEÍCULO

Primeiramente, ao fazer o anúncio do veículo, é essencial que você demonstre seu histório, como reformas ou qualquer outro aspectos relevantes.

Além disso, reforçar essas informações ao comprador impede que, posteriormente, ele cobre você por algo que não tinha avisado.

 

TRANSFIRA O VEÍCULO APÓS A COMPRA

Evite problemas futuros após a venda do seu seminovo, faça a transferência do veículo para o nome do comprador.

A transferência é de grande importância, já que evita que em caso de multas ou demais cobranças, você seja prejudicado.

 

FAÇA TODA A DOCUMENTAÇÃO

Preencha o Certificado de Registro (CRV) com os dados do comprador, reconhecendo firma e encaminhe para o DETRAN.

Dessa forma, além de agilizar a transferência do veículo, você ainda garante uma maior segurança contra golpistas.

 

GUARDE CÓPIAS

Seja do CRV, do contrato ou mesmo dos documentos usados para vender carro usado no particular, é preciso que você guarde consigo algumas cópias.

Desse modo, você poderá se resguardar contra eventuais problemas, principalmente em decorrência da falta de transferência do veículo.

 

ENCAMINHE TUDO AO DETRAN

Como dito anteriormente, você deve levar toda a documentação autenticada ao DETRAN, para formalização da venda.

Assim sendo, você comunica ao órgão que aquele veículo já não é mais seu, evitando a aplicação de algum golpe.

 

SAIBA DESCREVER O VEÍCULO AO VENDER

Ao fazer o anúncio do seu carro para venda saiba descrever bem cada detalhe do carro, já que muitos golpistas buscam por falhas em seu anúncio para usar isso contra você posteriormente.

Além de fotos nítidas, tente descrever cada característica do carro e reforce, na hora da venda, as informações mais relevantes.

 

PARA QUEM VAI COMPRAR

 

FAÇA UM CONTRATO

Encontrou o veículo ideal para você, com o preço certo e condições para pagamento que você queria? O próximo passo é fazer um contrato.

Isso cria um compromisso entre você e o vendedor, dificultando a aplicação de golpes ao estabelecer termos como o pagamento, a entrega e a transferência. Contudo, registre tudo em cartório para que o seu contrato tenha validade e você não seja enganado.

 

ESTABELEÇA GARANTIAS

Normalmente, ao comprar carro seminovo no particular, você acaba não recebendo qualquer garantia do vendedor.

Em caso de eventual problema com o veículo, uma garantia pode ser a solução, sendo importante também que a mesma esteja no contrato.

 

INFORME-SE SOBRE O VEÍCULO

Pesquise cada informação a respeito do carro usado que você pretende comprar, evitando futuras dores de cabeça.

Procure saber se o veículo possui apenas um dono, se o real proprietário é o vendedor, se o mesmo já foi envolvido em um acidente e demais informações relevantes antes da compra.

 

AVALIE O VEÍCULO

Leve um mecânico de sua confiança ou alguém que conheça bem de carros para avaliar as condições do veículo. Um profissional irá encontrar defeitos e características que desvalorizem o veículo com uma maior facilidade.

 

NÃO PAGUE PARA TERCEIROS

A compra é entre você e o proprietário do veículo, o envolvimento de terceiros, principalmente no pagamento, pode não ser algo seguro.

 

EXIJA A DOCUMENTAÇÃO

Exija do vendedor toda a documentação do veículo para que você possa fazer a avaliação junto aos órgãos responsáveis.

Isso porque a falsificação de documentos é algo comumente utilizado para a aplicação de golpes na venda de carro seminovo no particular.

 

CONFIRME AS INFORMAÇÕES

Com os documentos do veículo, e também do vendedor, você pode fazer a conferencia das informações dadas.

Pesquisa pelo site do DETRAN pode ajudar você a descobrir muito sobre o carro que pretende comprar, evitando que você caia em algum golpe.

 

PESQUISE POR PREÇOS

Não finalize uma compra sem antes pesquisar pelos valores do veículo cujo modelo você esta interessado.

Uma rápida pesquisa por meio da Tabela FIPE vai ajudar você a saber qual o valor indicado para aquele determinado modelo.

 

NÃO PAGUE SEM ANTES TER GARANTIA DE RECEBIMENTO

Não entregue o dinheiro referente à compra do veículo sem antes ter uma garantia de que irá recebê-lo.

Seja pelo que foi estabelecido contratualmente, ou mesmo por um acordo consensual entre as partes, o ideal que seja estabelecido algum meio, seguro para as duas partes, para e entrega do veículo e dos valores.

Lembre-se também de não entregar nenhum valor antes de passar pelas etapas que indicamos acima.

 

FAÇA A TRANSFERÊNCIA DO VEÍCULO

Outro ponto importante ao qual você deve se atentar é a transferência do veículo para o seu nome. Após fechar negócio, exija que o vendedor o acompanhe para fazer a transferência do veículo junto ao órgão responsável.

 

POR QUE VOCÊ DEVE PROCURAR A FÁCIL FINANCIAMENTOS?

Se você é de Belo Horizonte/MG ou região metropolitana e esta interessado em vender ou comprar um carro particular, mas deseja financiar o veículo escolhido, entre em contato conosco agora mesmo! A Fácil Financiamentos é referência em financiamentos há mais de 17 anos, com mais de 8000 carros financiados!

Temos uma equipe altamente treinada e capacitada para montar a proposta ideal de financiamento do veículo que você deseja. Saiba que mais de 95% de nossos financiamentos aprovados são de pessoa física para pessoa física!

Conte com a Fácil Financiamentos na hora de financiar o seu carro! Possuímos parceria com as mais importantes financeiras e bancos, garantindo as melhores taxas e condições do mercado. Preencha uma proposta!

 

Com 17 anos de atuação em Belo Horizonte/MG e região metropolitana, a Fácil Financiamentos possui parceria com as principais instituições financeiras, garantindo as melhores taxas e condições do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Enter your keyword